Jorge de Sena, poeta do mundo, voa agora nas asas da TAP

Jorge de Sena, o poeta português que se naturalizou brasileiro tendo estreitado as relações culturais e literárias entre Portugal e o Brasil, dá nome a novo avião da TAP.

 

No mês em que se celebra um século do seu nascimento, e mais de 40 da sua morte, a Companhia homenageia o poeta batizando o Airbus A321 LR CS-TXB com o seu nome, tornando-se a primeira personalidade luso-brasileira na frota da Companhia.


O batismo realizou-se num dos hangares da TAP e contou com a presença da filha do escritor e do CEO da TAP, Antonoaldo Neves.

Foi em Lisboa, a 02 de Novembro de 1919, que nasceu aquele que viria a ser um dos mais influentes intelectuais e poetas portugueses do século XX. Cresceu no meio de livros e de ideias, tendo a poesia entrado na sua vida quando ainda era criança, sem que tivesse consciência disso, como um dia afirmou.


Cumpriu serviço militar e formou-se em Engenharia Civil, mas foi no mundo das letras que descobriu a sua vocação. Jorge de Sena foi poeta, romancista, dramaturgo e professor universitário no Brasil e nos Estados Unidos em áreas ligadas à literatura.


Construiu a sua vida, bem como a sua obra, entre Portugal, Brasil e os Estados Unidos, tendo vivido nos três países. Foram vários os poemas, os estudos e os ensaios dedicados à cultura e literatura luso-brasileira que saíram da sua pena e que tinham como fim estreitar a relação entre Portugal e o Brasil.
A partir desta quarta-feira, o nome Jorge de Sena cruzará o Atlântico e continuará a aproximar os dois países.


O avião escolhido para receber o nome de Jorge de Sena é um dos novos Airbus A321 LR recentemente recebidos pela TAP e que é um verdadeiro “game changer” da indústria, aliando o conforto e autonomia de um avião de longo curso a uma aeronave “narrow body” com capacidade para operar rotas transatlânticas.


O alcance e flexibilidade deste avião permitem à Companhia explorar novos mercados no Nordeste do Brasil e complementar a oferta em várias cidades, como Recife, Maceió, Natal, Fortaleza ou Salvador. Já na América do Norte, para onde também voa, permite aumentar as ligações entre o Porto-Nova Iorque, com o objectivo de chegar a um voo diário do Porto para Nova Iorque.


Jorge de Sena é o primeiro intelectual luso-brasileiro a integrar a frota da Companhia, juntando-se assim às personalidades já homenageadas, onde figuram nomes que vão de D. Maria II a João Vaz Côrte-Real, de Agostinho da Silva a D. Afonso Henriques e D. Dinis, entre muitos outros.

Fim do Ano

Fim do Ano

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade