Canso elege projecto “Maria” como um dos melhores do ano

por: Zita Ferreira Braga

Projecto da NAV, de seu nome “Maria”, eleito um dos oito melhores do ano na CANSO - Global ATM Safety Conference atrai o interesse de outras firmas como da Áustria, Hungria, Bulgária ou Qatar 

 

O projeto Model of ATM Reality in Action (MARIA), desenvolvido pela NAV Portugal, foi reconhecido pela CANSO durante a CANSO Global ATM Safety Conference 2019, que decorreu entre 04 e 07 de Novembro em Paris, como um dos oito que no último ano mais contribuíram para reduzir os riscos associados à aviação.

A CANSO é a organização que reúne os prestadores de serviços de navegação aérea (ANSP), representando mais de 85% do tráfego mundial. 

O MARIA começou a ser desenhado em 2012 tendo como propósito a compilação e sistematização de informação sobre todo o sistema de gestão de tráfego aéreo, incluindo não só as funções sob directa responsabilidade da NAV como de elementos da restante comunidade com os quais um ANSP interage.

Este modelo documenta as interdependências entre funções, fluxos de informação, recursos e procedimentos de diferentes áreas, além dos regulamentos nacionais ou internacionais aplicáveis.

O projecto foi desenvolvido pela equipa da NAV Portugal a partir de entrevistas e observações e tem evoluído através da sua utilização ao longo dos últimos anos.
O modelo é hoje utilizado pela NAV Portugal para descrever a arquitectura do sistema de gestão de tráfego aéreo e das unidades de controlo aéreo, mas também para a antecipação e identificação de perigos e para tornar avaliações de segurança mais precisas e eficientes.  
O MARIA “permite avaliar os impactos que alterações técnicas, operacionais ou processuais numa dada área têm nas restantes, permitindo logo numa fase inicial a contenção dos efeitos indesejados, melhorando a eficácia das avaliações de segurança.” 

Além do reconhecimento internacional agora atribuído pela CANSO, “o MARIA tinha suscitado o interesse de várias congéneres internacionais, uma vez que foi reconhecido e apoiado pelo Eurocontrol aplicado na Torre de Controlo de Hamburgo e suscitado visitas e pedidos de informação por parte dos congéneres da Áustria, Hungria, Geórgia, Bulgária ou Qatar. 

Dada a forma como este modelo foi desenvolvido, a NAV Portugal está disponível para partilhar Dada a forma como este modelo foi desenvolvido, a NAV Portugal está disponível para partilhar e apoiar a sua implementação noutros ANSP.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade