Ryanair obteve lucros de 1.150 Milhões de Euros de Abril a Setembro

por: António Manuel Teixeira

A Ryanair obteve lucros de 1.150 milhões de euros desde Abril a Setembro, valor idêntico ao de igual período do ano passado.

 

De acordo com o comunicado enviado pela companhia, os resultados mantiveram-se inalterados devido a uma queda de 5% no preço médio das tarifas, originado pelo decréscimo do mercado britânico e também ao excesso de oferta na Alemanha e Áustria.

A contribuir para a estagnação do lucro da Ryanair, esteve também o preço do combustível, que no semestre de Abril a Setembro aumentou 22%, o que totalizou um custo de 1.590 milhões de euros, enquanto os gastos com pessoal aumentaram 2% por cada trabalhador.

No total, a low cost obteve uma receita de 5.390 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, resultando num aumento de 11%, tendo transportado 86 milhões de passageiros, mais 11% que no período anterior, enquanto o load factor se manteve nos 96%.

No entanto as receitas auxiliares representaram quase 25% de toda a facturação da Ryanair e aumentaram 28%, totalizando 1.650 milhões de euros, destaca ainda a companhia no comunicado.

Com a divulgação dos resultados, a Companhia lançou também previsões para o segundo semestre, que para a companhia low cost irlandesa decorre entre Outubro de 2019 e Março de 2020, em relação às quais se mostra cautelosa, porque quer “evitar o optimismo pouco fiável” que mostram “alguns concorrentes”.

Ainda assim, a Ryanair prevê transportar, no total do ano, 153 milhões de passageiros, num aumento de 8%, prevendo ainda que o preço médio da tarifa “melhore ligeiramente” em relação ao inverno, mas sublinha que o mercado poder ser afetado pelo Brexit, caso a saída do Reino Unido da União Europeia não tenha acordo.

Os resultados líquidos devem ficar, no final do ano, entre os 800 e os 900 milhões de euros, isto apesar da Ryanair advertir que a “previsão depende em grande medida da situação do preço dos bilhetes no final do segundo semestre, do ‘Brexit’ e da ausência de qualquer incidente de segurança”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade