Brasil adopta medidas de para bagagem de mão contrárias à IATA

De acordo com o comunicado da ABEAR as medidas da bagagem de mão são diferentes das impostas pela IATA.

 

Segundo a ABEAR a que pertencem Avianca Brasil, GOL e LATAM a bagagem de mão deve obedecer às seguintes medidas:

55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura x 25 centímetros de profundidade


Ainda de acordo com comunicado, as medidas foram estabelecidas pelas empresas, tendo em conta uma melhor acomodação, conforto e segurança.

A IATA – International Air Transport Association, que estabeleceu medidas diferentes é a Associação Internacional de Transporte Aéreo, que representa 290 companhias aéreas, ou seja, 82% de todo o  tráfego aéreo mundial.

Há mais de 70 anos que a IATA estabelece os padrões comerciais que servem de base ao transporte comercial.
Por outro lado, a IATA auxilia as companhias aéreas a operarem de forma segura, eficiente e economicamente segundo os padrões estabelecidos.

A IATA sugere o seguinte padrão internacional de bagagem de mão: 56 centímetros de altura x 45 centímetros de largura x 25 centímetros de profundidade

No entanto a associação deixa anotado que dependendo do tipo de aeronave ou companhia aérea, o peso e medida podem variar.

Face a tais medidas a maioria dos fabricantes de malas de mão tem adoptado, há anos, estas dimensões para fabricar as suas malas de bordo.

Como há uma diferença a questão é saber se tenho de mudar de mala de acordo com a companhia onde vou voar, ou se sou multado ou impedido de viajar por isso.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade