Aeroporto de Lisboa é o considerado o melhor e o pior do mundo, na mesma semana

Aeroporto de Lisboa é o considerado o melhor e o pior do mundo, na mesma semana
O Turismo . PT

Depois de ter sido considerado o melhor do mundo, pela Air Transport Awards, foi hoje divulgado pela Airhelp, que o Aeroporto de Lisboa é o pior do mundo. TAP uma das piores companhias, estando a Ryanair e a easyJet no fundo da lista.

 

O aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi classificado como o pior do mundo, pelo AirHelp Score, o ranking anual que classifica as melhores companhias aéreas e aeroportos do mundo, divulgado esta quinta-feira (09 de Maio) pela AirHelp, a organização especializada em direitos dos passageiros aéreos.

No passado dia 29 de Abril o Aeroporto da capital portuguesa, recebeu o galardão de Melhor Aeroporto do Mundo, nos Air Transport Awards, no entanto passados três dias o Air HelpScore vem considera-lo o pior do mundo.

Na categoria de melhores aeroportos do mundo, o Humberto Delgado em Lisboa, surge na 132ª e última posição do ranking, enquanto na vertente das melhores companhias aéreas, a TAP Air Portugal surge na 61.ª posição, entre 72 companhias, segundo o Jornal Económico.

Segundo o Jornal, esta avaliação das companhias e aeroportos foi lançada em 2015, e tem como parâmetros de classificação a qualidade do serviço, a pontualidade, o tratamento de reclamações, alimentação e lojas, tendo também em conta os serviços prestados durante e após o voo.

A AirHelp utilizou fontes privilegiadas para a criação deste ranking, juntando também estatísticas de voo, dezenas de milhares de opiniões de clientes e a experiência adquirida ao ajudar 10 milhões de passageiros em todo o mundo a submeterem pedidos de compensação após perturbações em voos.

A TAP Air Portugal teve uma pontuação final de 6,04, com uma pontuação de 7,7 em qualidade de serviço, 5,3 em tratamento de reclamações e 5,2 em pontualidade, ou seja, 52% dos voos chegam no horário estipulado.

Respeitante aos aeroportos, o aeroporto de Lisboa, surge com uma pontuação de 5,77 pontos, com 7,4 pontos na alimentação e lojas, 7,3 pontos na qualidade de serviço e 4,7 em pontualidade.

Também neste ranking aparece o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, na 125.ª posição, com uma pontuação final de 6,46 pontos, sendo a qualidade de serviço o parâmetro com a pontuação mais elevada, 7,9 pontos, seguida da alimentação e lojas (7,6) e a pontualidade (5,6).

Para o CEO e fundador da AirHelp, Henrik Zillmer, "é evidente que os aeroportos portugueses presentes no ranking precisam de melhorar significativamente no que diz respeito à pontualidade. Embora tenham uma boa pontuação em qualidade de serviço e alimentação e lojas, apresentam uma elevada taxa de atrasos".

O Qatar, com o Aeroporto Internacional de Hamad, surge na primeira posição,pela segunda vez consecutiva.

A lista dos cinco melhores aeroportos fica completa com o aeroporto internacional de Tóquio, no Japão (2.º), o aeroporto internacional de Atenas, na Grécia (3.º) o aeroporto internacional Afonso Pena, no Brasil (4.º) e o aeroporto Gdańsk-Lech Wałęsa, na Polónia (5.º).

A Qatar Airways lidera com uma pontuação final de 8,23 pontos, mantendo a posição do ano anterior.

As outras companhias que perfazem o ranking são a American Airlines, dos Estados Unidos surge no segundo lugar, com a Aeromexico, do México na terceira posição, a Scandinavian Airlines, da Suécia, ocupa o quarto lugar e a quinta posição pertence à australiana Qantas.

As piores companhias aéreas são a Ryanair, da Irlanda (68.º), a Korean Air, da Coreia do Sul (69.º) a Kuwait Airways (70.º), a easyJet, do Reino Unido (71.º) e a Thomas Cook Airlines, do Reino Unido (72.º).

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