“O mar começa aqui”, uma campanha do ambiente promovida por Cascais

por: Zita Ferreira Braga

O Mar começa aqui” um apelo ao civismo e à consciência ambiental promovido para Câmara de Cascais



Cascais está a apelar à consciência ambiental dos cidadãos pretendendo que ninguém fique indiferente à campanha “O Mar começa aqui” numa sensibilização da população “para não atirar resíduos de qualquer natureza para as sarjetas.”
O facto  é que qualquer lixo ali colocado vai direitinho para o mar que poderá ser a salvação do planeta em que vivemos.

Sabia que tudo o que acaba no chão é levado – por ação da chuva, vento ou lavagens - para uma sarjeta ou sumidouro? Sabia que esse é o caminho mais rápido para poluir o mar?

São questões levantadas pela campanha que além de comunicação em grande formato (mupis e outdoors) “aposta nas redes digitais e na comunicação de proximidade com mensagens como “Não deite lixo” e “Não polua” pintadas junto das grelhas das sarjetas e entradas dos sumidouros.”

Poucas pessoas se apercebem, mas as sarjetas e sumidouros, criadas para canalizar as águas da chuva impedindo alagamentos nas zonas urbanas, estão ligadas a uma rede pluvial que drena diretamente para as ribeiras e daí para o mar”, explica Joana Balsemão, vereadora do Ambiente na Câmara Municipal de Cascais. “É o caso das beatas, papéis e águas de diversos tipos de lavagens, contendo detergentes e até resíduos provenientes de obras, como tintas e solventes. Há mesmo quem acredite que, ao deitar estes resíduos nas sarjetas está a limpar a via pública. Mas não. Está a poluir o mar”, acrescenta a vereadora.

O correcto será deitar os resíduos nos locais apropriados como esgoto (águas de lavagens) e caixotes de lixo, reciclando sempre que possível os papéis, garrafas, embalagens de plástico, tampas, beatas, etc.

Para chamar a atenção e mitigar os efeitos desta fonte de poluição arranca agora a campanha “O Mar Começa Aqui”, que visa a preservação da qualidade ambiental do concelho de Cascais, a qualidade das praias e a qualidade das águas balneares em particular.

A partir desta Semana do Ambiente  cerca de 500 sumidouros e sarjetas em todo o concelho vão “falar” com os cidadãos, sensibilizando-os para não deitar lixo ou águas sujas para o seu interior. Esperemos que os ouçam.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade