Madeira um dos destinos mais seguros e livres da Europa para viajar

por: Zita Ferreira Braga
Madeira um dos destinos mais seguros e livres da Europa para viajar
Divulgação

Face ao expectável aumento de voos em Agosto Madeira implementa o uso  de máscara

Um mês passado sobre a reabertura ao Turismo, Madeira regista nove casos activos, “continuando a ser um dos destinos mais seguros para viajar na Europa”.

Deste modo e com medida de prevenção perante o esperado aumento de turismo em Agosto, passou a ser obrigatório torna-se obrigatório “o uso de máscara em espaços públicos, mas garantindo a sua não utilização nos casos em que o distanciamento social seja respeitado (como sejam a prática desportiva, os passeios de natureza, frequência de praias e complexos balneares) e em situações especificas, como o caso de crianças até 10 anos”.

Por seu lado o Governo Regional da Madeira afirma que a segurança e a protecção de quem visita o arquipélago são as suas principais preocupações.


Deste modo a articulação entre os organismos de turismo e saúde, e o próprio setor do turismo, face à difícil situação pandémica internacional, passou a ser consensual.

A determinaçãp que vigora desde 01 de Agosto “que obriga a utilização de máscaras em espaços públicos exteriores” vem acompanhada de uma série de medidas de exceção que têm como objectivo não comprometer “o conforto e usufruto dos espaços ao ar livre pelos turistas e madeirenses, em situações de atividade física e lazer”.

Deste modo não é necessária a utilização de máscara:

    crianças até aos 10 anos;

    pessoas incapacitadas;

    a prática desportiva;

    praias, zonas e complexos balneares e acessos ao mar, com exceção das instalações sanitárias onde é obrigatório o uso de máscara;

    realização de actividade física e/ou lazer que envolva a realização de esforço físico;

    actividades lúdico-desportivas em espaço florestal e percursos pedestres recomendados.

Torna-se claro que praticamente todas as catividades de lazer, aquelas em que é exigido algum tipo de esforço físico, são tidas como exceções à regra de uso de máscara, desde que se mantenha o distanciamento social. Clarifica-se, pois, que grande parte de atividades de animação turística e de puro lazer como os passeios a pé nas levadas, o estar na praia, na piscina e em complexos balnear

A regra agora anunciada de utilização de máscaras em espaços públicos exteriores é acompanhada de uma quantidade de medidas de exceção que visam não comprometer o conforto e usufruto dos espaços ao ar livre pelos turistas e madeirenses, em situações de atividade física e lazer. Assim, estão excecionadas a utilização de máscaras para:

    crianças até aos 10 anos;

    pessoas incapacitadas;

    a prática desportiva;

    praias, zonas e complexos balneares e acessos ao mar, com exceção das instalações sanitárias onde é obrigatório o uso de máscara;

    realização de atividade física e/ou lazer que envolva a realização de esforço físico;

    atividades lúdico-desportivas em espaço florestal e percursos pedestres recomendados.

Nuno Vale, director executivo da AP Madeira afirma que "a segurança continua, inevitavelmente, nos dias de hoje, a estar no topo das preocupações dos cidadãos, mas também dos turistas facto pelo qual é prioritário manter o reduzido número de casos e a verdadeira liberdade de viver e desfrutar as ilhas da Madeira e Porto Santo. Este tem sido um esforço conjunto político e de cidadania exemplar que tem assegurado o excecional controlo da pandemia na Região, mas também permitindo um desfruto turístico da região em segurança."

Uma vez mais a prevenção esteve na base desta medida, tendo em conta o aumento de voos e chegadas à Região. A Madeira continua a ser um dos destinos mais seguros da Europa para viajar e pretende continuar a sê-lo, essa sim a razão na base de mais este passo.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade