Bares e discotecas de Madrid encerram às 01:30

por: António Manuel Teixeira
Bares e discotecas de Madrid encerram às 01:30
O Turismo PT

Também em Espanha a vida nocturna está a ser afectada por regras impostas pelo Governo de Madrid, criando uma grande quebra no PIB.

 

O Governo regional de Madrid impôs novas restrições sobre os estabelecimentos nocturnos.

O novo limite são dez pessoas por grupo e o encerramento de portas às 01:30, algo que espalhou a frustração entre clientes e donos dos estabelecimentos.

Para além da utilização obrigatória de máscaras, os estabelecimentos são totalmente desinfectados todos os dias antes de abrirem as portas. Os proprietários têm que manter um registo a fim de notificarem as autoridades em caso de contágio pelo coronavirus.

Mesmo assim, apesar das medidas preventivas, os receios aumentaram após a quarentena.

Laura Moran, coordenadora do Pub Moby Dick em Madrid., afirmou ao canal Euronews que "as primeiras semanas foram boas, as pessoas pareciam contentes mas é verdade que recentemente notámos o regresso da psicose e as pessoas estão agora receosas de espaços fechados".

A vida nocturna representa cerca de 1,6% do PIB da região madrilena gerando quase 21 mil empregos.

Os prejuízos causados pela pandemia representam uma queda de 30% nos lucros e cerca de 40% dos postos de trabalho encontram-se ameaçados pela crise. As associações profissionais já pediram ajuda ao Governo central.

Javier Olmedo, director da associação "La Noche en Vivo" adiantou à euronews que "precisamos de apoio direto porque a alternativa é a falência do sector. Estamos a falar de cerca de 40% dos estabelecimentos que não abrirão devido à crise da Covid-19".

Para o próximo fim de semana está prevista uma ação de encerramento de curta duração dos estabelecimentos nocturnos como forma de protesto.

O correspondente da euronews em Madrid, Carlos Marlasca adiantou que "muitos bares e estabelecimentos escolheram permanecerem encerrados devido às restrições e crise sanitária. O sector da vida nocturna receia que a falta de clientes possa levar a dívidas insustentáveis. Só em Madrid estima-se que as rendas em dívida alcancem 60 milhões de euros em alugueres".

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade