Cabo Verde já abriu as praias com excepção da Boa Vista e Santiago

por: António Manuel Teixeira

Das 99 praias balneares existentes em Cabo Verde 31 já estão abertas em sete das nove ilhas habitadas, mas nas ilhas da Boa Vista e de Santiago, esta última ainda em estado de emergência, as praias continuam proibidas.


Trinta e uma praias das ilhas fora do estado de emergência, com a excepção da Boa Vista foram reabertas aos banhistas, mas com muitas regras. Uma das quais é a obrigação de manter o distanciamento social no mínimo de dois metros na areia e no mar.

Também, há muitas proibições impostas pelo Instituto Marítimo Portuário como avança, o capitão dos portos de Barlavento, Aguinaldo Lima “são proibidas a comercialização ambulante de bebidas e comidas, realização de picnics, passeios, festas e convívios diversos”, bem como são “impedidas a utilização de equipamentos sonoros, utilização e permanência em tendas colectivas, prática de todo o tipo de jogos de carácter colectivo, prática de actividade física onde haja troca de materiais e equipamentos e a utilização de ginásios e parques fitness”, segundo a RFI

Mas é permitida a prática de actividade física e desportiva de modo individual, pesca de lazer e pesca submarina, desde que sejam respeitadas as regras de distanciamento social de no mínimo de dois metros.

A fiscalização pelo cumprimento das regras para ir à praia é da autoridade marítima nacional, da Polícia Nacional, da Polícia Marítima e dos nadadores salvadores.

A reabertura das praias nas ilhas da Boa Vista e de Santiago deve acontecer depois do dia 29 de Maio, dia em que termina em Santiago o estado de emergência.

Como medida complementar para travar a propagação da pandemia de Covid-19, a partir de 24/05 entra em vigor o uso obrigatório de máscaras de protecção sanitária, para todos os trabalhadores que têm contacto directo com o público e para os respectivos clientes e utentes, que podem ver os serviços recusados.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade