Promoção e Comercialização Turística Externa para o período 2019-2021 com um aumento anual de 37,5%

por: Mafalda Bettencourt
Promoção e Comercialização Turística Externa para o período 2019-2021 com um aumento anual de 37,5%
Jornal Hardmusica/O Turismo.PT

Foi assinado esta tarde, em Ponta Delgada, o protocolo para a contratualização da Promoção e Comercialização Turística Externa para o período 2019-2021, que regula a promoção externa de Portugal.

 

Ao abrigo deste protocolo, os orçamentos das sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) vão ter um aumento anual de 37,5%, o que corresponde a 4,5 milhões de euros, passando dos actuais 12 milhões de euros para 16,5 milhões de euros anuais.

O orçamento das ARPT aumenta, assim, 13,5 milhões de euros no conjunto dos próximos três anos.

Com este aumento, todas as ARPT vão ter ao seu dispor mais verba para fazerem promoção externa do que aquela de que dispunham no triénio que agora termina.

Uma parte deste reforço de verbas, equivalente a 1,5 milhões de euros, será aplicado no reforço dos orçamentos das ARPT do Porto e Norte, do Centro, do Alentejo e dos Açores, para promover uma maior convergência face aos orçamentos das restantes agências regionais.

Haverá também um aumento de três milhões de euros, disponível para todas as ARPT, que será alocado ao financiamento dos Planos de Produto e Mercado. Trata-se de planos de promoção conjuntos das ARPT´s e empresas para uma actuação concertada e focada em produtos específicos ou mercados considerados prioritários.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou em comunicado que “este aumento de verbas, decidido em conjunto no Conselho Estratégico da Promoção Turística, é muito importante e vai permitir reforçar a promoção de Portugal no estrangeiro. Este reforço, válido para os próximos três anos, foi elaborado de acordo com os objectivos da Estratégia Turismo 2027, ao dedicar especial atenção às regiões que são tradicionalmente menos turísticas e ao criar um mecanismo que permite diversificar mercados e promover activos estratégicos de cada região”.

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