As unidades hoteleiras no Algarve facturaram mais 3,5% em Outubro em comparação com o período homólogo de 2017, apesar da quebra de 1% na taxa de ocupação, segundo a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
No resumo mensal referente a Outubro, pode ler-se que volume de vendas subiu 3,5% face ao período homólogo de 2017, embora o aumento do volume de negócio, não tenha acompanhado a quebra da taxa de ocupação global média/quarto, que desceu 1%, comparativamente com o mesmo mês de 2017, situando-se nos 71,2%.
Ainda segundo os dados mensais provisórios reunidos pelo seu gabinete de estudos da associação empresarial, a descida verificada deveu-se sobretudo aos mercados britânico (-6,8%), holandês (-13,4%) e irlandês (6,5%). O mercado nacional foi o que apresentou a maior subida (+14,5%), atenuando a descida verificada.
A descida registada em Outubro contribuiu para a quebra de 1,5% que se verifica desde o início do ano na taxa de ocupação média por quarto nas unidades hoteleiras algarvias, mas não afectou da mesma maneira o volume de negócios, que regista desde Janeiro um aumento de 3,1%.
Em resumo e relativamente a 2017, o mês de Outubro de 2018 apresentou as seguintes variações nas unidades de alojamento do Algarve:
Jornalista