Airbnb une-se com a PSP para fornecer dicas sobre como evitar fraudes

por: António Manuel Teixeira
Airbnb une-se com a PSP para fornecer dicas sobre como evitar fraudes
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À medida que a época festiva se aproxima, o entusiasmo em planear escapadinhas de Natal, ou de fim de ano, pairam no ar.

Quer esteja a sonhar com uma cabana acolhedora nas montanhas ou um retiro à beira-mar, é crucial proteger-se de fraudadores e garantir uns dias memoráveis e sem stress.

Para aumentar a consciencialização e ajudar a manter as pessoas seguras ao reservar as suas férias, a Airbnb une-se novamente com a Polícia de Segurança Pública (PSP) para fornecer dicas sobre como evitar fraudes por terceiros, uma vez que os dados da Airbnb revelam que a mesma semana do Natal[1] foi o período mais popular para os portugueses reservarem as suas escapadinhas de fim de ano em 2023.

Dicas da PSP e da Airbnb para ajudar os viajantes portugueses a evitar fraudes durante a marcação das férias:

  1. Nunca clique em links inesperados – Links e anexos falsos em e-mails são projectados para levá-lo a sites criados para parecer um site real da empresa, mas podem induzir as pessoas a revelar informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito. Use a app da Airbnb ou aceda directamente ao site para garantir que está no site legítimo da empresa.
  2. Desconfie de ofertas invulgarmente baratas ou de depósitos elevados – Se um negócio ou oferta parecer demasiado bom para ser verdade, como os anunciados nas redes sociais, pode tratar-se de uma burla e é melhor terminar imediatamente toda a comunicação.
  3. Não pague as férias ou o alojamento por transferência bancária directa. Se pagar directamente, opte por pagar com cartão de crédito – O pagamento por cartão de crédito oferece frequentemente uma melhor protecção ao comprador e uma maior probabilidade de recuperar o seu dinheiro se algo correr mal.
  4. Reserve, pague e comunique sempre através do site ou da app da Airbnb – As reservas de estadias devem sempre ser feitas e pagas exclusivamente na plataforma para garantir segurança, políticas de reembolso e suporte da Airbnb. Se alguém pedir para usar canais fora da plataforma, deve denunciar o facto à Airbnb. Todas as reservas incluem a AirCover, o que significa que, se houver um problema grave com o seu anúncio que o anfitrião não consiga resolver, a Airbnb ajuda a encontrar um lugar semelhante ou irá proceder ao reembolso. Se alguém lhe pedir para sair da plataforma, deve comunicar o facto à Airbnb.
  5. Utilize uma palavra-passe diferente para cada conta online e adicione uma autenticação de dois fatores ou multi-fator – Se os seus dados online forem comprometidos, os burlões podem aceder aos seus dados pessoais e utilizá-los para se apoderarem das suas contas online.

Como parte do compromisso para manter a comunidade segura, a plataforma implementa diversas salvaguardas destinadas a proteger as estadias reservadas, incluindo sistemas de pagamento seguros. Além disso, incentiva os utilizadores a reportar websites suspeitos ou emails de phishing, permitindo uma investigação rápida. A empresa também colabora com terceiros para identificar e tomar medidas contra esses esquemas. Nos últimos 12 meses, a equipa da Airbnb conseguiu identificar e neutralizar quase 2.500 domínios de phishing operados por terceiros em todo o mundo.

A Airbnb oferece uma série de recursos para ajudar os viajantes a evitar fraudes online, incluindo informações sobre a importância de realizar todas as comunicações e pagamentos exclusivamente na plataforma e orientações para reconhecer e evitar possíveis fraudes. Em caso de dúvidas ou suspeitas, os utilizadores podem contar com a equipa global de atendimento ao cliente da Airbnb, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para ajudar com quaisquer questões e pode ser contactada por telefone, através do Centro de Ajuda, na plataforma X, ou em @AirbnbHelp.

 

[1] Noites reservadas por hóspedes portugueses por semanas em 2023.

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