À medida que a época festiva se aproxima, o entusiasmo em planear escapadinhas de Natal, ou de fim de ano, pairam no ar.
Quer esteja a sonhar com uma cabana acolhedora nas montanhas ou um retiro à beira-mar, é crucial proteger-se de fraudadores e garantir uns dias memoráveis e sem stress.
Para aumentar a consciencialização e ajudar a manter as pessoas seguras ao reservar as suas férias, a Airbnb une-se novamente com a Polícia de Segurança Pública (PSP) para fornecer dicas sobre como evitar fraudes por terceiros, uma vez que os dados da Airbnb revelam que a mesma semana do Natal[1] foi o período mais popular para os portugueses reservarem as suas escapadinhas de fim de ano em 2023.
Dicas da PSP e da Airbnb para ajudar os viajantes portugueses a evitar fraudes durante a marcação das férias:
Como parte do compromisso para manter a comunidade segura, a plataforma implementa diversas salvaguardas destinadas a proteger as estadias reservadas, incluindo sistemas de pagamento seguros. Além disso, incentiva os utilizadores a reportar websites suspeitos ou emails de phishing, permitindo uma investigação rápida. A empresa também colabora com terceiros para identificar e tomar medidas contra esses esquemas. Nos últimos 12 meses, a equipa da Airbnb conseguiu identificar e neutralizar quase 2.500 domínios de phishing operados por terceiros em todo o mundo.
A Airbnb oferece uma série de recursos para ajudar os viajantes a evitar fraudes online, incluindo informações sobre a importância de realizar todas as comunicações e pagamentos exclusivamente na plataforma e orientações para reconhecer e evitar possíveis fraudes. Em caso de dúvidas ou suspeitas, os utilizadores podem contar com a equipa global de atendimento ao cliente da Airbnb, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para ajudar com quaisquer questões e pode ser contactada por telefone, através do Centro de Ajuda, na plataforma X, ou em @AirbnbHelp.
[1] Noites reservadas por hóspedes portugueses por semanas em 2023.
Jornalista