Alojamento Local perde 50 mil reservas e teme o pior

por: João Maria Aguiar de Sousa
Alojamento Local perde 50 mil reservas e teme o pior
O Turismo.PT

A Associação do Alojamento Local (ALEP) alerta para a necessidade de rever apoios ao sector, num ano em que não houve receitas e em que se avizinha um Verão bastante penoso.

Nas últimas semanas, o Alojamento Local em Portugal viu mais de 50 mil reservas serem canceladas devido à evolução negativa da pandemia. Estes cancelamentos têm maioritariamente origem em países que decidiram fechar portas a Portugal, como é o caso da Alemanha.

Esta nova vaga de cancelamentos nunca foi antes vista e em Junho foram atingidos os valores mais elevados dos últimos 12 meses.

Tem sido uma montanha-russa de sobe e desce que se altera em poucas semanas. Em Maio, com a entrada na lista verde do Reino Unido sentimos de imediato uma esperança de um Verão aceitável com um ressurgimento das reservas. Agora, cerca de um mês depois, o cenário inverte-se e temos o Verão praticamente comprometido que arrisca ser pior ainda que o do ano passado”, afirma o presidente da ALEP.

Sinceramente, as perspectivavas não são nada boas. Tememos pelo futuro não só do alojamento local, mas do Turismo como um todo. Suportar um ano quase sem facturação é um esforço quase desumano, mas perder dois Verões seguidos torna a situação quase impossível de resistir sem apoios”, acrescenta Eduardo Miranda.

Neste âmbito, o sector volta a pedir ao Estado que reveja os apoios necessários, pois caso contrário o sector conseguirá aguentar-se.

João Maria Aguiar de Sousa

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways