ALEP surpreendida com a decisão acabar apoio às pequenas e medias empresas

Numa altura em que o sector se encontra descapitalizado “ALEP discorda da decisão do Governo de cortar o apoio às micro e pequenas empresas do Turismo


A ALEP, associação do alojamento local, e todo o sector do Turismo foram surpreendidos esta semana com o Despacho Normativo nº 12/2021 que elimina a parcela de apoio a fundo perdido da “Linha do Turismo de Portugal de Apoio à Tesouraria das Micro e Pequenas Empresas”.


Aquela associação manifesta surpresa dado que no momento as PME do Turismo estão descapitalizadas, depois de um ano de crise, pelo que tal decisão é dificil de entender.
Lembram que ainda recentemente, o “Governo reconheceu a situação crítica do sector” tendo reforçado as medidas de apoio ao Turismo.  

Mas o Governo decide voltar atrás contando não só o apoio adicional criado, mas eliminando também os 20% de fundo perdido já existentes.

Para tomar tal decisão Governo argumenta este corte resulta do facto de o país já se encontrra "num contexto de abertura económica" e que, como tal, não faz sentido manter esta parcela não reembolsável. Porém, no próprio texto do despacho, o Executivo reconhece que manter o apoio às empresas do Turismo continua a "ser imprescindível na actual fase". 

A economia pode estar a reabrir, mas como refere a ALEP ‘… é do conhecimento público que o Turismo vai demorar ainda a regressar, pois depende do controlo internacional da pandemia e da reabertura das rotas aéreas’.

Acabar com o apoio de forma generalizada e, numa altura em que as empresas mais precisam é, para a ALEP. um erro.

Ainda mais tratando-se do segmento de micro e pequenas empresas já por si muito fragilizado pelas consequências económicas da pandemia.

A ALEP não só espera que o governo reveja esta situação como vai fazer todos os esforços para recuperar este apoio tão necessário nesta altura ainda muito difícil para todos os agentes do Turismo.

Para os dirigentes da ALEP ‘não faz sentido e não é justo que os operadores turísticos morram na praia por falta de apoio. Principalmente depois de terem nadado tanto para lá chegar’.

RIU Hotels & Resorts

FITUR 2021

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade