Em Julho e Agosto, os turistas portugueses escolheram destinos próximos da sua morada habitual o que fez aumentar a procura na área de Aibnb
Os rendimentos dos anfitriões provenientes de viagens próximas em Julho e Agosto aumentaram 30% em Portugal em relação ao ano passado.Viseu, Açores, Vila Real, Castelo Branco e Santarém lideram o ranking.
Embora os dois últimos meses tenham ficado conhecidos com o “Verão da pandemia” o certo é que o facto de os portugueses terem escolhido o seu país para a férias fez aumentar o rendimento dos anfitriões.
A escolha na Airbnb por estadias de proximidade fizeram subir os ganhos, até mesmo em zonas onde a procura turística não é muito frequente.
A receita relativa a reservas feitas por viajantes, nos meses de Julho Agosto “cresceram cerca de 30% em Portugal, em comparação com o mesmo período do ano passado”.
Regiões normalmente não associadas a viagens de Verão, como Viseu, Vila Real, Castelo Branco e Santarém, foram as que registaram maior procura neste Verão.
No entanto os destinos insulares, como Madeira e Açores, também registaram grande procura.
As cinco principais regiões tendência no Verão (medida pelo crescimento dos ganhos dos anfitriões dos hóspedes de viagens de proximidade):
Durante a pandemia de COVID-19, uma vez que o confinamento levou ao isolamento e a dificuldades económicas para tantas pessoas em todo o mundo, mais de 200.000 novos anfitriões abriram as suas casas aos primeiros hóspedes na Airbnb.
Estes novos anfitriões vivem em todos os continentes - excepto na Antártida -, em mais de 200 países e regiões, e estimamos que 57 por cento deles são mulheres. E porque a facilidade da listagem torna possível à Airbnb oferecer alojamento em locais onde os hotéis não têm meios para os ter, muitos destes novos anfitriões encontram-se em cidades mais pequenas, vilas e áreas mais remotas, em posição de beneficiar economicamente do turismo local à medida que as pessoas saem de casa e fazem uma pausa.
Os 10 principais destinos que registaram o maior aumento nas receitas do acolhimento das viagens de proximidade, ganharam entre cinco a seis vezes mais do que no ano passado (em Julho e Agosto) com o mesmo grupo de hóspedes:
1. Santa Bárbara de Nexe (Faro)
2. Boliqueime (Faro)
3. Pombal (Leiria)
4. São João das Lampas (Lisboa)
5. Gondomar (Porto)
6. Monsanto (Castelo Branco)
7. Póvoa de Lanhoso (Braga)
8. Moreira (Porto)
9. Lagoa (Faro)
10. Vilela (Vila Real)
Ao viajar para estes destinos, os viajantes optaram por ficar em casas com piscina e espaço suficiente para desfrutar com a sua família. Por essa razão, os alojamentos marcados como 'Casa', 'Villa' ou 'Chalet' foram os mais procurados em Portugal. A piscina foi a comodidade mais procurada nas buscas na plataforma, ao mesmo tempo que poder viajar com o animal de estimação e ter w-ifi foram algumas das outras principais exigências para os viajantes portugueses neste Verão.