‘Lokals’: a nova aplicação que une turistas à população local

O mercado português terá em breve a Lokals, uma nova aplicação que permitirá conhecer Portugal através de uma pessoa local.



Lokals é um projecto criado em Miami por dois indivíduos, um deles, luso-italiano nascido na Suíça, e que tem como objectivo “criar experiências únicas e personalizadas pela mão de quem vive, trabalha ou estuda nas regiões que se pretende visitar”.

A Lokals não irá disponibilizar experiências pré-definidas, mas sim “a possibilidade de ligar pessoas com interesses comuns, com programas flexíveis, e durante vários dias”. 

Na Primavera deste ano, chegará a Lisboa a startup americana que irá ligar os turistas à população local, através de guias locais e numa lógica de partilha de histórias e momentos importantes

O ‘lokal’ – pessoa que irá realizar a visita – “inscreve-se na plataforma e cria um perfil com as suas preferências desde a restauração, arte e cultura, saídas nocturnas, eventos, desporto, etc. Ao aceder à aplicação, um potencial lokal pode selecionar até dez critérios para tornar mais fácil a escolha ao turista. “Este também irá definir o seu perfil e a ligação entre ambos surge quando as preferências coincidem”.

O objetivo da Lokals é disponibilizar todo o tipo de experiências para diferentes perfis de pessoas, desde os turistas estrangeiros que procuram visitas mais completas até aos próprios portugueses que pretendem viver alguma experiência em particular.

“Queremos dar total liberdade a um lokal para fazer o seu próprio plano de visitas e adaptá-lo ao máximo ao seu gosto e conhecimento, queremos que se sintam autónomos. A Lokals foi concebida para todos, pretendendo criar uma rede de guias que pretendam dar a conhecer as cidades onde vivem de forma uma forma única e inovadora que não se encontra presente no mercado. Queremos unir pessoas, interesses e facilitar as viagens de cada um, fazendo com que se mergulhe na cultura de um país através do conhecimento dos seus habitantes. A Lokals é uma app que junta a inovação, a interação entre pessoas, em que um lokal é alguém entre um amigo e um guia”, explica o luso-italiano Francesco Catemario di Quadri, um dos fundadores da Lokals.


“A Lokals vai ser lançada em Lisboa, mesmo antes dos Estados Unidos, onde a empresa tem sede. Consideramos a capital portuguesa um hub global de Turismo, que tem registado um crescimento muito significativo de turistas nos últimos anos. A Lokals surge neste contexto como uma solução prática, dinâmica, para locais e estrangeiros, que permite conectar, além de pessoas, interesses em comum, de forma a conhecerem a cidade” adianta Alexander Mitzman, sócio de Francesco.

 

A aplicação vai estar inicialmente em inglês, apesar de nos perfis disponíveis estar a língua que cada utilizador fala, o que será um fator de conexão entre ambos. A app estará disponível em telemóveis IOS, Android e contará ainda com uma página de internet.

Os ‘lokals’ não serão necessariamente guias turísticos. Serão pessoas locais que irão transmitir a cultura daquela cidade ou local. Por agora, a Lokals vai estar apenas disponível em Lisboa, mas em breve estender-se-á a todo o país.

Criada em 2018, a Lokals contará com diversos parceiros nas áreas do ensino, hotelaria, dos governos locais e companhias áreas e de cruzeiros.

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade