Homeway revela quem prefere o alojamento local

E assim parece que 1,7 milhões de viajantes portugueses elege alojamento local em 2018

 

A HomeAway, uma plataforma especialista em alojamentos para férias, em parceria com o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona, “acaba de revelar o primeiro Barómetro que tem como principal objectivo dar a conhecer o perfil do viajante português que privilegia um alojamento local para desfrutar das suas férias”.


Pioneiro em Portugal, este estudo visa fornecer uma radiografia precisa sobre os hábitos e costumes do utilizador desta modalidade de alojamento turístico, bem como divulgar dados fiáveis que irão ajudar a compreender melhor as especificidades deste sector.

Entre as principais conclusões do Barómetro, destaca-se que, cerca de 1,7 milhões de viajantes, residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e 65 anos terão ficado hospedados, pelo menos uma vez, num alojamento local, sendo que a maioria dos inquiridos (83%) utilizou esta opção de estadia entre 1 a 4 vezes, durante o período de análise do estudo.

Segundo Juan Carlos Fernandez, Director Regional da HomeAway para a Europa do Sul “O primeiro Barómetro do Alojamento Local em Portugal oferece uma análise do perfil do utilizador de plataformas especializadas em alojamento local, tendo por objetivo analisar a evolução de todos os aspetos que caracterizam esta modalidade de alojamento. A HomeAway deseja contribuir para o esclarecimento de tendências num setor em constante transformação como o do Alojamento Local, uma atividade a cada dia mais próspera para o Turismo e para a Economia Portuguesa”.

O estudo revela também que em comparação com outros tipos de acomodações mais tradicionais (hotéis, alojamento rural, etc…) a preferência pelo alojamento local está relacionada com os fatores preço, localização e comodidade.

Mafalda Patuleia, Directora do Departamento de Turismo da Universidade Lusófona assinala que “a Universidade Lusófona e o seu Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) coordenaram a preparação deste Barómetro do Alojamento Local em Portugal (BAL) em ordem a facilitar a melhor compreensão da importância crescente deste tipo de alojamento no nosso país, e a promoção, em geral, do conhecimento sobre o turismo no seu todo, enquanto atividade, cada vez mais, essencial do desenvolvimento social e económico de Portugal.”


Famílias quem mais utiliza o Alojamento Local

Os principais utilizadores da modalidade de alojamento local são as Famílias com 41,30%, em seguida Casais (34,90%) e grupos de Amigos (18,5%). Neste contexto, verifica-se ainda que as estadias têm uma duração até 7 dias e o número médio de turistas presentes no alojamento é de 3,88. Importa referir que o apartamento foi o tipo de alojamento preferido pelos viajantes (42,7%).

Os resultados do estudo de mercado realizado pela Universidade Lusófona demonstram que os viajantes portugueses preferem o alojamento local para estadias mais longas, assim como os destinos nacionais, sendo que as regiões do Algarve (27,1%), Norte (24,5%) e Centro (21,1%) completam o top 3 das preferências lusas.


Gastos Directos e Indirectos

As questões orçamentais são sempre um dos pontos-chave para compreender o perfil dos consumidores de qualquer serviço, e isso é também evidente no caso do alojamento. Os dados mais relevantes dizem respeito à média de gastos despendida apenas com a estadia no alojamento e que ascende aos 354,17 €. Quando analisados os gastos realizados com a restante experiência de férias (gastos em alimentação, entretenimento, deslocações, etc…excluindo o alojamento), o valor ascende a uma média ponderada de 383,11 €, o que implica um gasto direto no comércio local, durante a estadia, e um impacto positivo na economia nacional      

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